AS MARAVILHAS DA SERRA DO CIPÓ

21/07/2024 a 26/07/2024
Ecoturismo
Aéreo
Nacional
Descubra o paraíso escondido na Serra do Cipó, onde cada trilha revela segredos da natureza em sua forma mais pura e majestosa. Conhecida por suas paisagens exuberantes, a Serra do Cipó, localizada no estado de Minas Gerais, encanta visitantes com suas montanhas imponentes, cachoeiras cristalinas, trilhas desafiadoras e uma rica diversidade de fauna e flora. Deixe-se envolver pela beleza natural desse destino que é famoso entre os amantes de ecoturismo, de fotografia e atividades ao ar livre, já que oferece experiências únicas em meio à natureza preservada. Embarque nesta jornada de descoberta e conexão com a natureza, onde cada momento é uma poesia escrita pela própria terra. Venha viver a magia da Serra do Cipó e deixe-se encantar pela vida em sua forma mais autêntica e cativante.
Compartilhe agora!
21-07 | DOMINGO

Saída de São Paulo com destino a Confins – Transfer in – Museu Peter Lund e Gruta da Lapinha

Desembarque no aeroporto de Confins e, em seguida, teremos nosso traslado até a Serra do Cipó (75 km) com pausa no Parque Estadual do Sumidouro (40 minutos) com visita ao Museu Arqueológico Peter Lund, considerado o “Pai da Paleontologia Brasileira”, onde conheceremos os importantes estudos do dinamarquês que subsidiou até os estudos de Darwin.

Em seguida, visitaremos à Gruta da Lapinha, uma das mais famosas cavidades do “Circuito das Grutas de MG” com belíssimas formações de espeleotemas e muitas informações geológicas e curiosas. O tempo de visita será em torno de 2 horas com caminhada curta e nível fácil.

Retorno ao traslado até a Serra do Cipó com pausa no centrinho para almoço.

Assim que chegarmos, faremos check-in (a partir das 14h) e teremos a tarde livre para descanso. Aproveite para relaxar nas piscinas e área verde da Pousada Espaço Vilarejo.

22-07 | SEGUNDA-FEIRA

Balneário Zareia – Cachoeira Grande

Após delicioso café da manhã na pousada, faremos um trajeto curto (05 km em 10 minutos) em veículo até o Balneário Zareia, área particular mais visitada da Serra do Cipó, onde caminharemos pela margem do Rio Cipó em alguns trechos, iniciando os conhecimentos da geomorfologia da região, pausando para muitas fotos e banhos refrescantes na sequência: Cachoeira do Tomé, Poço da Chica, Lageado e Cachoeira Grande, a mais famosa da região, com 9 metros de altura e 60 metros de largura, permitindo banhos tanto na parte de baixo como na parte de cima.

Por lá nossa pausa será maior para desfrutar das duchas naturais e da paisagem espetacular. O tempo de visita será em torno de 4 horas com caminhada curta, total de 3 km e nível fácil.

Retorno até o veículo e traslado até o centrinho para almoço.

Retorno para relaxamento nas piscinas e sauna da pousada.

Noite livre.

23-07 | TERÇA-FEIRA

Parque Nacional da Serra do Cipó – Cachoeiras do Gavião e Andorinhas

Este será o dia para visitarmos o Parque Nacional da Serra do Cipó!

Após o café da manhã, teremos o traslado curto de 4 km. Em menos de 10 minutos, já estaremos na portaria do retiro da área de conservação, onde faremos um alongamento para a caminhada e teremos as primeiras informações sobre a história e objetivos da sua criação.

Atravessaremos uma parte ainda com moradores nativos e depois atravessaremos riachos cristalinos, campos abertos e pequenas matas de galeria, pausando para fotos e apreciando a bela natureza local.

Após 2 horas de caminhada tranquila, chegaremos à primeira cachoeira, a Cachoeira do Gavião, que despenca de um paredão enorme e forma um lindo poço de águas esverdeadas com cascalho no fundo, permitindo uma massagem terapeutica em nossos pés, além do banho revigorante.

Em seguida, nos deslocaremos até a Cachoeira das Andorinhas, localizada no fundo de um pequeno cânion de rochas inclinadas e visual surreal.

Pausa para novos banhos e duchas relaxantes antes da caminhada de retorno até a portaria. Duração aproximada de 7 horas, caminhada total de 14 km ida e volta e nível médio de dificuldade em terreno relativamente plano.

Retorno para refeição tardia no centrinho e noite livre.

24-07 | QUARTA-FEIRA

Tour Cachoeiras da Caverna e Serra Morena

Após o café da manhã, subiremos a Serra do Cipó para avistarmos belas paisagens através da janela do veículo (13 km em 25 minutos, trecho de terra), contemplando a vegetação de campos rupestres, as serranias e vales, até chegarmos ao primeiro balneário onde caminharemos apenas 300 metros até o rio Parauninha, um dos afluentes do Rio Cipó, que possui ambas as margens com afloramentos rochosos inclinados e uma beleza estonteante.

Pausa para banho de rio, banho em pocinho de águas esverdeadas e banho de ducha na cachoeira que nomeia o complexo.

Retorno para o veículo e, em poucos minutos, já desembarcamos para outra caminhada curta até as cachoeiras da Serra Morena, ambas com suas particularidades, poços enormes e belezas ímpares.

A segunda é a mais alta, com 45 metros de queda d’água e uma das mais bonitas de toda a região. Aí teremos opções de relaxar deitados na estreita faixa de praia de cascalhos finos, atravessar o poço a nado e massagear as costas na melhor ducha ou entrar no ofurô natural formado pela força das águas. Duração aproximada de 6 horas, caminhada total de 5 km nos dois balneários. Nível fácil de dificuldade.

Retorno com refeição tardia no alto da serra e noite livre.

25-07 | QUINTA-FEIRA

Parque Nacional – Cachoeira da Farofa

Após o café da manhã, voltaremos ao Parque Nacional da Serra do Cipó, dessa vez pela Portaria Areias, a principal da área de conservação. Trajeto de 9 km em 25 minutos devido a trecho em estrada de terra. Alongamento, explanação sobre o trabalho desenvolvido pelo ICMbio e início da caminhada em terreno plano de 8 km até a Cachoeira da Farofa, a mais visitada da unidade.

No caminho, margearemos a Serra das Bandeirinhas, de onde descem as águas da cachoeira e vários outros riachos. Veremos a Lagoa Comprida e atravessaremos o Córrego das Pedras, o Ribeirão Mascates e o Córrego da Farofa, até chegarmos para um relaxante e refrescante banho gelado no poço e nas duchas abaixo da queda. Duração aproximada de 7 horas, caminhada total de 16 km ida e volta. Nível médio de dificuldade.

Retorno com refeição tardia no centrinho e noite livre.

26-07 | SEXTA-FEIRA

Canoagem Balneáreo Serras Azuis e retorno para São Paulo

Após o café da manhã, subiremos novamente a serra para nos despedirmos da Serra do Cipó em grande estilo! Navegaremos pelas águas represadas do Rio Parauninha e seus afluentes, o Ribeirão Indequicé e o Córrego do Boi. Todos em caiaques duplos e ergonômicos, seguros e confortáveis. Passeio contemplativo da fauna e flora ribeirinhas, em percurso no meio da mata ciliar com paisagens das serrranias e visual deslumbrante. Serão 3 km remando calmamente até o trecho natural do Córrego do Boi, onde desembarcaremos e caminharemos 500 metros até o poção da Cachoeira do Boi, para descansar os braços e energizar a alma.

Retorno pelo caminho invertido. Duração da atividade 3 horas, nível fácil, distância total ida e volta de 7 km.

Retorno para banho e check-out na pousada com pausa para almoço delicioso no Restaurante Coqueiros, a caminho do aeroporto.

Retorno para São Paulo.

Voo ida e volta São Paulo - Belo Horizonte;
Anjo da Single Trips desde São Paulo;
5 diárias com café da manhã em apto duplo na Pousada Espaço Vilarejo ou similar
Traslados in/out Belo Horizonte/Confins - Serra do Cipó + traslados locais pousada - atividades - pousada
Ingressos de todos os atrativos visitados
Guiamentos especializados com relevantes informações sobre a geomorfologia, flora, fauna, história e estórias da Serra do Cipó
Aluguel dos equipamentos de canoagem
3 lanches de trilha (nas atividades com duração superior a 05 horas)
6 refeiçoes (não inclui bebidas ou sobremesas)
Seguro viagem
Refeições não mencionadas e bebidas
Tudo que não mencionado no roteiro.

Valor do pacote completo com aéreo saindo de São Paulo em apto duplo

À vista R$ 4.497,00 Parcelado no cartão 8x R$627

Single Trips Agência de Turismo Ltda. | CNPJ: 20.079.405/0001-74

© 2024 Single Trips - Todos os direitos reservados.