Blog da Single Trips

Maiorca e Menorca: 11 motivos para conhecer duas Ilhas Baleares

26/09/2019
Autor:
Maiorca e Menorca: 11 motivos para conhecer duas Ilhas Baleares

Entre as Ilhas Baleares, apenas Ibiza é normalmente conhecida pelos brasileiros. Mas é verdade é que existem outras 3 que juntas formam o arquipélago.

Essas ilhas são espanholas e ficam no Mediterrâneo. A maior ilha é Maiorca e Menorca em espanhol. As outras duas são Formentera e Menorca.

Como as Ilhas Baleares são destinos ainda poucos explorados pelos brasileiros, resolvemos escrever este artigo para dar o máximo de informação a respeito. E, quem sabe, te inspirar a programar uma viagem para conhecer essas ilhas.

Por isso, ao longo deste texto, falaremos sobre:

  • Atrações turísticas em Maiorca (Mallorca)

  • Atrações turísticas em Menorca

  • Melhor época para conhecer as ilhas

  • Como chegar em Maiorca e Menorca

  • Forma de transporte pelas ilhas

  • Gastronomia de Maiorca e Menorca

Para começar, então, vamos falar sobre as atrações e passeios que pode fazer enquanto estiver em Maiorca

Atrações turísticas em Maiorca

Maiorca e Menorca: 11 motivos para conhecer duas Ilhas Baleares

 

Atrações que não faltam em Maiorca. Esta é a maior entre as Ilhas Baleares. Por isso, oferecem vários passeios para fazer ao longo do dia e atrações para aproveitar a noite.

Listamos aqui 8 atrações em Maiorca para você conhecer.

1. Canyon Torrent de Pareis

É um dos lugares mais lindos da ilha e você chega lá através da estrada de Sa Calobra, uma aldeia vizinha. A água do local chega a surpreender de tão transparente!

Para ir à aldeia, há opção de carro ou de barco. De carro requer atravessar uma estrada cheia de curvas e vista. Em paralelo, a chegada de barco permite uma vista incomparável dos penhascos íngremes ao mergulhar no mar.

2. Praia de Formentor em Port de Pollença

Essa praia fica na estrada que leva ao Cabo Formentor, no leste da ilha. Conhecida e famosa pelo seu tom de água azul turquesa e quentinha, sem ondas e com areia branca.

Se assemelha a forma de baía e é excelente lugar para descansar devido aos pinheiros.

3. Praia de nudismo

Falando em praias, já pensou em ir numa praia nudista? Em Mallorca existem várias delas. Uma chamada Punta des Grells, em Palma.

4. La Foradada

Este é um mirante para ver o Mar Mediterrâneo e podemos afirmar que a vista é linda! Se você ama paisagens naturais e ama se deparar com imagens assim, você não pode perder essa atração.

Maiorca e Menorca: 11 motivos para conhecer duas Ilhas Baleares

5. Catedral de Palma de Mallorca

Esta é uma atração de parada obrigatória para quem ama arquitetura. A catedral demorou 300 anos para ser construída. É de apreciar a sua história e seu vitrais que, na nossa opinião, fica mais bonito pela manhã pela luz que ali entra neste horário.

6.  Sierra de Tramuntana

É a principal serra de Maiorca. Cobre cerca de 30% do território da ilha. E, devido a sua paisagem, ela foi declarada em 2011 como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

7. Grutas de Drach

Um dos destinos turísticos mais populares em Maiorca. Há quatro túneis separados na caverna: a caverna de Luis Salvador, a caverna dos franceses, a caverna preta e a caverna branca. Eles estão todos conectados e se estendem até quase 2,4 quilômetros de profundidade.

Dentro das Cavernas, encontraremos o Lago de Martel, um lago subterrâneo que, com 1150 metros de comprimento, é considerado um dos maiores lagos subterrâneos do mundo.

8. Castelo de Bellver

Construído no século XIV, este castelo tem uma história peculiar. Seu nome surgiu através da expressão “Bell veer” em catalão antigo. Traduzindo, significa bela vista.

Mas o que torna o castelo especial além da paisagem, é a sua forma arquitetônica. Ele é o único castelo da Espanha que tem o formato circular.

Atrações turísticas em Menorca

 

Menorca é a menor das Ilhas Baleares e é este o seu charme. A UNESCO reconheceu seu valor em 1993 quando a declarou como Reserva da Biosfera.

Por esse motivo que há poucas construções nas ilhas. Suas praias são praticamente virgens e raramente é encontrado algum lixo. Tudo para preservar o ambiente natural.

Para acessar as praias de Menorca, quase metade são inacessíveis por carro. A opção é ir através do mar. Por esse motivo que existem vários barcos e iates próximos às praias. Mas caso queira ir de carro, terá apenas que fazer uma caminhada.

Uma curiosidade é que as praias do litoral sul da ilha são conectadas por um caminho chamado de Cami de Cavalls ou de caminho dos cavaleiros. Um caminho onde andavam turistas indo para praia e amantes de cavalo. Menorca é também conhecida por seus cavalos.

Por ser uma ilha menor e mais calma, é recomendada para aqueles que querem relaxar e fogem um pouco da folia, principalmente à noite. Como a ilha é menor, separamos 3 atrações para você visitar.

1. Castillo de San Nicolás

Torre de defesa e vigilância costeira para a vigilância da foz do porto e construída de acordo com os planos do engenheiro militar Josep Castellón entre 1680 e 1682. É uma atração imperdível da ilha.

2. Plaza del Borne

A imponente Plaza del Borne é o centro da cidade de onde emerge um circuito labiríntico de ruas estreitas e varandas. No meio da antiga praça principal, há um monumento de 22 metros de altura, datado do século XIX.

Este momento comemorou a resistência e a derrota da cidade pelos turcos em 1558. Eles saquearam e queimaram Menorca, e levaram para Constantinopla cerca de quatro mil cativos.

3. Centro histórico de Ciutadella de Menorca

Com suas ruas estreitas de paralelepípedos entre igrejas, palácios, casas senhoriais e mercados, o centro de Menorca foi declarado em 1964 como Conjunto Histórico Nacional.

Melhor época para conhecer as ilhas

A melhor época para conhecer as Ilhas Baleares é durante a primavera/verão. Se programe para visitá-las entre maio e setembro. Assim, poderá aproveitar as suas praias e sua linda vista no Mar Mediterrâneo.

Apesar de no verão ser alta temporada, vale pelo custo-benefício.

Como chegar em Maiorca e Menorca

Não há voos que saem direto do Brasil para as ilhas. Você terá que fazer uma parada em algum país europeu e, de lá, ir para as ilhas.

O que nós recomendamos é pegar um voo para Barcelona. Mas antes de conhecer as ilhas, sugerimos passar alguns dias na cidade e aproveitar para conhecer as atrações que são mundialmente conhecidas.

Uma vez em Barcelona, poderão pegar um voo direto para as ilhas ou uma balsa. A escolha vai variar pela hora que tem disponível e pelo gosto pessoal. Mas dizemos que a vista é linda!

Forma de transporte pelas ilhas

A melhor opção é alugar um carro. Mas caso faça uma viagem como a nossa, você não terá que se preocupar com transporte porque nós nos ocupamos desse detalhe.

Maiorca e Menorca: 11 motivos para conhecer duas Ilhas Baleares

Gastronomia de Maiorca e Menorca

A Espanha é conhecida por sua culinária baseada em tapas – pequenas entradas diversificadas – e seus frutos do mar.

Nas Ilhas Baleares, o destaque vai para os produtos do mar. Sempre frescamente pescados. Um dos pratos principais das ilhas é a caldeirada de lagosta. O prato por excelência.  Logo com a famosa paella, prato nacional.

Maiorca e Menorca têm ótimos produtos, assim como pratos e receitas bem apurados que os apaixonados por gastronomia irão gostar de descobrir. Entre eles existe o queijo Mahón que é típico de Menorca, e a Ensaimada (foto acima) que é de Maiorca.

Pode descobrir estes produtos nos coloridos mercados locais, ou prová-los nos restaurantes ou bares das aldeias e vilas. Pode também inscrever-se num roteiro de queijos ou vinhos para ficar a conhecer a fundo a produção e oferta destes alimentos.

Visitando as ilhas

Se você se interessar em conhecer Maiorca e Menorca, a Single Trips já tem um roteiro para conhecer ambas as ilhas. Caso queira conhecê-lo, clique aqui.

A viagem será de 30 de maio a 12 de junho. E devido a esta antecedência, a tarifa do ticket aéreo está baixa, ou seja, que é o melhor momento para adquiri-la!

Caso tenha alguma dúvida sobre as ilhas ou sobre o nosso roteiro, entre em contato!

Vem viajar com a Single!

Single Trips Agência de Turismo Ltda. | CNPJ: 20.079.405/0001-74

© 2024 Single Trips - Todos os direitos reservados.