Blog da Single Trips

Conheça o destino mais procurado do Paraná: a Ilha do Mel

13/03/2015
Autor:
Conheça o destino mais procurado do Paraná: a Ilha do Mel
 Imagem: Lírica Aragão via Flickr | CC BY-SA 2.0

Um lugar para relaxar e curtir uma rusticidade genuína. Construções simples, com belezas artesanais. Cores vivas nos fuxicos do banco dos cafés. Um almoço agradável em meio à natureza, com a possibilidade de uma soneca para descansar nas redes penduradas ao fundo do restaurante. E tudo isso, presenciando uma natureza exuberante, com paisagens aparentemente intocadas. Esse paraíso é a Ilha do Mel e está localizada no estado do Paraná.

Quatro vilas compõem a Ilha – Encantadas, Brasília, Farol e Fortaleza, todas com estruturas turísticas. O acesso à Ilha do Mel se dá pelo Pontal do Paraná ou Paranaguá, de barco e possui limite de 5 mil pessoas simultaneamente no local.

Farol das Conchas

farol-das-conchas-ilha-do-mel

Imagem: Stefano Volpi via Wikimedia | CC BY-SA 3.0

Quem visita a Ilha do Mel tem um passeio garantido no roteiro: o Farol das Conchas. Inaugurado em 1º de abril de 1872, está localizado no alto do Morro das Conchas, pode ser avistado de quase todos os pontos da ilha. E após alguns minutos de caminhada morro acima, o turista é presenteado com uma vista belíssima das praias que circundam o farol.

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres

Fortaleza_Nossa_Senhora_dos_Prazeres_Ilha_do_Mel_Paranaguá

Imagem: Agência Estadual de Notícias (Paraná) via Wikimedia | CC BY-SA 3.0

Único monumento militar do século XVIII existente no Paraná, a Fortaleza possui paredes de um metro e meio de espessura, e suas obras foram concluídas em 1769. No alto do Morro da Baleia, junto à Fortaleza, estão canhões e trincheiras de pedras. É o chamado “Labirinto dos Canhões”. Há também, um mirante, com uma incrível vista panorâmica. Também se chega até lá por trilha no morro.

Gruta das Encantadas

A Gruta das Encantadas é um dos patrimônios naturais mais importantes da Ilha do Mel. O morro da Gruta, formado por um tipo de rocha chamado migmatito é dividido por uma rocha negra. A Gruta se formou pela ação do mar sobre essa rocha. Para facilitar o acesso, foi construída uma passarela que leva até a sua entrada.

Atrações Gerais

Além do turismo ecológico ser o foco principal na ilha, há muita prática de esportes, como passeios de bicicleta, mergulho, surf, paraglider, parapente, travessias rústicas e, claro, muita trilha.

Para quem não dispensa uma animação, os bares são os atrativos da noite com um forró pé de serra, ao som de música ao vivo. Outro ponto forte na ilha é a gastronomia, que oferece pratos típicos, como a tainha assada, farofa de mexilhões, moqueca e o arroz lambe-lambe.

A Single Trips está com um pacote para a Ilha do Mel pra você aproveitar 4 dias neste paraíso. Faça sua reserva aqui ou entre em contato com os telefones (11) 2592-1971 ou (11) 99659-8989 ou email [email protected]

Single Trips Agência de Turismo Ltda. | CNPJ: 20.079.405/0001-74

© 2024 Single Trips - Todos os direitos reservados.